MANAUS – A Canon vai encerrar as atividades da sua única fábrica brasileira, localizada no Polo Industrial de Manaus e que emprega diretamente 43 pessoas. Em comunicado, a multinacional japonesa medida foi tomada pela Canon no Japão. O motivo não foi divulgado.
O fechamento da unidade está previsto para julho deste ano. No comunicado, a Canon reforçou que irá continuar no mercado brasileiro e o fechamento não irá afetar os serviços ou estratégias de venda da multinacional. A empresa informou que as áreas de atendimento ao cliente, garantia dos produtos e assistência técnica da Canon Brasil não serão afetadas.
A unidade de Manaus foi inaugurada em 2012, como estratégia para ampliar as vendas de câmeras e acessórios em mercados emergentes, sendo que o Brasil era o quarto maior mercado da empresa -seguido por Estados Unidos, China e Japão.
A Canon foi a segunda gigante a encerrar fábricas na Zona Franca de Manaus. No ano passado, a Sony informou que decidiu que sairia de Manaus.
Em um movimento contrário, a LG decidiu ampliar suas atividades na capital amazonense, com a produção de de monitores e notebooks – ampliação que quase foi abortada por medida atrapalhada do secretário especial do Ministério da Economia para Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Costa.