MANAUS – A Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (Deccor) está investigando suposto vazamento de provas do vestibular 2020 da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As provas aconteceram em dois dias, domingo (30) e segunda-fera (31).
Nesta segunda, em entrevista coletiva à imprensa, o delegado Guilherme Torres, titular da Deccor, afirmou que não há indícios de fraude no certame.
O reitor Cleinaldo Costa informou que foi constatado que algumas pessoas postaram fotos de provas em branco de candidatos ausentes às 19h de domingo em um aplicativo de mensagens. Antes desse horário, não foi encontrada nenhuma postagem e, como a prova encerrou às 17h, não será anulada. Cleinaldo disse que o delegado iniciou, ainda no domingo, a investigação para localizar os responsáveis pela divulgação do material.
“Estamos tomando as medidas judiciais cabíveis para combater e punir esse tipo de atitude e responsabilizar os culpados”, disse Guilherme Torres.
Saiba mais
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou nesta segunda-feira o segundo e último dia de provas do Vestibular 2020, acesso 2021, aplicando os exames de conhecimentos gerais e redação. Para esta edição, 26.903 candidatos disputam 1.778 vagas, sendo 1.059 para a capital, 467 para o interior, 99 para alunos indígenas e 153 para Pessoa com Deficiência (PcD). Neste ano, são disponibilizados 40 cursos regulares.
A UEA considerou o concurso tranquilo e com segurança. A instituição afirma que adotou todas as medidas de prevenção contra a Covid-19, preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Comissão Geral do certame realizou durante os dois dias de vestibular, a sanitização de todos os ambientes onde estavam sendo realizadas as provas, distribuiu álcool na entrada das unidades e nas salas de aulas para a higienização das mãos, além de aferir a temperatura dos candidatos. Neste ano, foi obrigatório o uso de máscara e as provas foram realizadas em um número maior de escolas, para garantir o distanciamento entre os participantes do processo.
“Realizamos um vestibular totalmente seguro e com transparência. Toda a coordenação esteve empenhada para garantir o máximo de proteção aos candidatos. Esperamos o momento certo para aplicar as provas, onde o número de casos de Covid-19 estava muito baixo no Amazonas. Vale destacar que tivemos o apoio dos candidatos para o bom andamento do vestibular. Eles nos ajudaram com as medidas de segurança, obedecendo ao distanciamento, utilizando máscara e usando álcool no processo de higienização das mãos e dos objetos”, disse o reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa.
Nos dois dias do Vestibular 2020, acesso 2021, a UEA registrou 13.099 abstenções, o que representa 48.84% do total de candidatos inscritos no certame.
Resultado
A classificação final dos candidatos será divulgada no dia 7 de julho de 2021, além do Edital de Matrícula Institucional para ingresso no primeiro semestre de 2021.
SIS
Na terça-feira (01), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza o Sistema de Ingresso Seriado (SIS). São ofertadas 1.214 vagas, sendo 703 para a capital, 311 para o interior, 117 para Pessoas com Deficiência (PcD) e 83 para alunos indígenas.