MANAUS – O prefeito David Almeida (Avante) e o senador Eduardo Braga (MDB) estiveram reunidos neste domingo (30). A reunião, que aconteceu pela manhã no prédio reformado do Hotel Cassina, segundo Braga, durou uma hora e meia. Na pauta, conforme as assessorias dos dois políticos, assuntos institucionais.
Conforme nota da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), o prefeito pediu apoio do parlamentar na busca de investimentos para a infraestrutura da capital. De acordo com Braga, David disse que Manaus necessita de recursos financeiros para implantar projetos de obras estruturantes nos bairros e nas áreas atingidas pela enchente neste ano.
Braga se colocou à disposição para ajudar por meio de emendas parlamentares. Na conversa, segundo Braga, ficou acertado um segundo encontro, ainda sem data, no qual prefeito vai apresentar ao senador os projetos que necessitam de investimentos de recursos de emendas.
David informou que já recebeu outros membros da bancada amazonense no Congresso e que, em meio à cheia histórica e pandemia de Covid-19, este é o momento em que Manaus “está acima de interesses pessoais, políticos e partidários”.
“Estou aqui, e me ponho à disposição para ajudar Manaus”, declarou Braga.
“Manaus agradece ao senador Eduardo, e à quem mais estender a mão nesse momento difícil que estamos enfrentando”, agradeceu David.
“Em cinco meses de mandato, enfrentamos a segunda onda da pandemia da Covid-19 e, amanhã (31), deveremos registrar a maior cheia histórica do rio Negro. Os desafios são gigantes em todas as áreas e vou procurar todas as forças políticas que queiram ajudar Manaus. Já conversei com os deputados federais José Ricardo, Alberto Neto, Bosco Saraiva e Marcelo Ramos, além dos senadores Omar Aziz e Plínio Valério. Hoje, recebi o senador Eduardo Braga. Esse é o momento em que Manaus está acima de interesses pessoais, políticos e partidários”, declarou o prefeito.
O ex-deputado Humberto Michiles participou do encontro.
Cobrança
Membro da CPI da Pandemia, Braga foi instado há 12 dias a “falar do prefeito” para distribuir as responsabilidades pela crise do oxigênio em Manaus, ocorrida em janeiro. A cobrança de bastidores foi feita pelo senador Omar Aziz (PSD), presidente da CPI, e caiu nas redes sociais.
Pelo contexto, não é possível afirmar se Omar se referia a David, que assumiu em 1º de janeiro, ou Arthur Neto (PSDB), que foi prefeito entre 2013 e 31 de dezembro de 2020.
De olho nas eleições de 2022 no Amazonas, Braga não retira a gestão de Wilson Lima (PSC) da mira de sua artilharia ao disparar críticas às ações do governo federal no combate à pandemia em Manaus.