MANAUS – O deputado federal Alberto Neto (Republicanos) propôs ao Ministério da Saúde a realização de um estudo que avalie a eficácia do teste do bafômetro que pode detectar o novo coronavírus. O teste revela o resultado positivo ou negativo para a presença do SARS-Cov-2 em menos de um minuto, de acordo com a startup de Cingapura que desenvolveu o produto.
“A pandemia ainda não acabou no Brasil, cabe a nós andarmos lado a lado com a tecnologia. O bafômetro pode ser um novo instrumento para que possamos conter a proliferação do coronavírus, facilitando a detecção da doença e tratamento. Recomendei ao MS que seja realizado estudos e posterior uso no nosso país”, defendeu o parlamentar.
As autoridades de Cingapura aprovaram provisoriamente o teste na segunda-feira, 24. Reportagem da CNN mostrou que a Breathonix, uma empresa subsidiária da Universidade Nacional de Cingapura (NUS), informou que agora está trabalhando com o Ministério da Saúde para realizar um teste de implantação da tecnologia em um dos pontos de fronteira da cidade-estado com a Malásia.
De acordo com a empresa, o teste do bafômetro contra a Covid-19 atingiu mais de 90% de precisão em um teste clínico piloto em Cingapura. O site da Health Sciences Authority confirmou a aprovação, que, segundo a empresa, foi o primeiro sistema desse tipo a obter autorização provisória em Cingapura.