MANAUS – O prefeito David Almeida (Avante) e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta (DEM), lançaram no final da tarde desta quinta-feira, 27, o programa “Ilumina Manaus Rural”, que levará iluminação a LED para as comunidades rurais da capital.
A comunidade Nossa Senhora de Fátima, no ramal da Cooperativa, com acesso pela BR-174 (Manaus-Boa Vista), que já recebe ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) desde o mês de março, foi a primeira a ser beneficiada e recebeu a implantação de 70 novos pontos de iluminação.
“Essa é apenas a primeira comunidade atendida por esse programa. Já estamos planejando, para os próximos dias, lançar um pacote de ações voltadas para as comunidades rurais, pois levar dignidade a essas famílias foi um compromisso assumido por mim e pelo Rotta durante a campanha. A nossa prefeitura é de todos”, disse David.
No planejamento para receber o programa estão as comunidades Nova Canãa, que receberá 90 pontos, Tupé e Terra Nova. Além da iluminação, a comunidade Nossa Senhora de Fátima recebeu também ações de infraestrutura como serviços de terraplanagem, para melhorar a trafegabilidade em todas as suas 26 ruas, ação nunca antes executada no local pela Prefeitura de Manaus.
O vice-prefeito Marcos Rotta informou que, além da comunidade, ao menos 48 quilômetros do ramal da Cooperativa estão recebendo revitalização desde o mês de março, para facilitar o acesso dos moradores e o escoamento da produção rural das 18 vicinais, com terraplanagem, contenções em áreas alagadas pela cheia, aplicação de fresa nas ladeiras que oferecem grande risco durante as chuvas, entre outros.
“Nunca antes esta comunidade havia recebido sequer a visita de um prefeito ou de um vice-prefeito e agora é contemplada com ações de infraestrutura por todas as suas ruas. Aqui temos máquinas e homens trabalhando, focados em garantir dignidade, para quem tanto esperou. O ‘Ilumina Manaus’ já renovou 23 mil pontos de LED na capital e agora vai iluminar também a zona rural”, garantiu Rotta.
Os serviços de instalação são realizados pela concessionária ManausLuz e fiscalizados pela Seminf, por meio da equipe da Unidade Gestora de Energia Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia).