MANAUS – A CPI da Pandemia no Senado aprovou na manhã desta quarta-feira, 26, a convocação do governador do Amazonas Wilson Lima (PSC).
No total, os membros da CPI aprovaram a convocação de nove governadores.
Os senadores usaram como critério convocar os governadores de todos os estados que tiveram operação da Polícia Federal envolvendo investigações sobre ilegalidade no uso de recursos federais relacionados à pandemia.
A CPI tinha dois requerimentos pedindo a convocação de Wilson. Os autores dos pedidos foram os senadores Marcos Rogério e Alessandro Vieira.
A CPI ainda vai definir a ordem e os dias em que os depoimentos dos governadores serão realizados.
Prefeitos livres
Pelas declarações dos senadores durante a votação, houve acordo entre os membros da CPI para não convocar prefeitos.
Queiroga e Pazuello reconvocados
Os senadores também aprovaram a reconvocação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga, entre outros nomes. Os depoimentos ainda serão agendados.
Foram chamados apenas chefes de Executivos estaduais citados em investigações da Polícia Federal. Antes da votação, senadores se reuniram de forma secreta por mais de 1h30 em uma outra sala em busca de acordo em torno dos nomes que seriam convocados, mas a aprovação veio depois de intensos debates no colegiado e em meio a pedidos de convocações de outros governadores.
Fonte: Agência Senado
+Comentadas 1