MANAUS – A Polícia Federal do Amazonas devolveu, nos últimos dias, um volume de aproximadamente 140 mil m³ de madeira apreendida na região sob suspeita de desmatamento, informa O Globo.
Após diversas determinações judiciais, a devolução ocorreu após juízes federais do Amazonas terem apontado irregularidades nas investigações.
Mas tanto a PF como o Ministério Público Federal sustentam que imagens de satélite e outros indícios apontaram para suspeitas de desmatamento ilegal.
O volume, segundo cálculos da própria PF, equivale a mais de 6 mil caminhões lotados de carga. As fotos das madeiras devolvidas, anexadas pela PF no processo, mostram grande quantidade de toras de madeira dentro de espaços abertos cercados por vegetação intensa.
Essas apreensões foram feitas nas investigações da Operação Hidroanthus, conduzida pela PF do Amazonas e que gerou atrito entre o ex-superintendente Alexandre Saraiva e o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.
Saraiva enviou uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) acusando Salles de obstruir as investigações e favorecer os madeireiros. Depois disso, Saraiva foi substituído do comando da PF do Amazonas pelo novo diretor-geral da PF, Paulo Maiurino.