MANAUS – O governo do Amazonas lançou nesta quinta-feira (13) o Plano Safra 201/2022. O investimento ultrapassa casa de R$ 1 bilhão.
O montante de R$ 1 bilhão abrange ações direcionadas a todos os segmentos do setor: agricultura, pecuária, pesca e o extrativismo.
Na cerimônia de lançamento do plano, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou que o Estado vai ampliar o incentivo ao escoamento da produção com a recuperação de ramais e vicinais e a entrega de caminhões para os produtores nos municípios.
O plano foi elaborado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e suas vinculadas – Idam, Adaf e ADS – e integra o Agro Amazonas, programa da gestão Wilson Lima para reforçar o desenvolvimento do setor primário e diversificar a matriz econômica do estado.
“Nós estamos lançando o Plano Safra, um plano ousado, esse aqui é o nosso plano, é o maior investimento de todos os tempos do Estado do Amazonas. Eu estou falando do lançamento do Plano Safra em um momento atípico, em um momento diferente no mundo em que nós enfrentamos a maior crise sanitária de todos os tempos”, ressaltou o governador em discurso.
Os investimentos contemplam ações e projetos nas áreas de regularização fundiária e ambiental, crédito rural, assistência técnica, capacitação de produtores rurais e apoio à comercialização da produção.
Segundo o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães, o plano Safra é uma ferramenta de planejamento e gestão, um balizador das políticas públicas de apoio ao agronegócio e à agricultura familiar do estado.
“Esperamos que o nosso Estado nunca mais deixe de ter um plano Safra, pois ele é de fundamental importância para diversificarmos nossa matriz econômica, melhorarmos o PIB, reduzirmos a pobreza, interiorizarmos o desenvolvimento com mais geração de emprego e melhoria de renda do cidadão do interior”, disse o secretário.
Foto: Diego Peres/Secom