MANAUS – Na reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) desta quarta-feira (28), o emissário do governo Bolsonaro retirou de pauta um projeto pelo qual a multinacional LG Electronics pedia autorização para produzir microcomputadores e monitores na sua planta no Polo Industrial de Manaus.
O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia, Carlos da Costa, brecou o processo 52710.001988/2021-54, apesar da manifestação favorável dos demais conselheiros da autarquia.
Esse era o projeto com maior previsão de investimentos na pauta da 297ª reunião do CAS, R$ 325 milhões no total. A empresa pretendia diversificar suas linhas de produção mediante a fabricação de microcomputadores portáteis, monitores de vídeo com tela de LCD, unidades digitais de processamento de pequeno porte com monitores de vídeo e unidades de memórias montadas em um mesmo corpo ou gabinete. A expectativa era de que 68 novos postos de trabalho fossem criados.
O deputado federal Marcelo Ramos (PL) classificou a decisão do secretário especial como “algo sem precedentes e altamente prejudicial aos interesses da Zona Franca de Manaus, à economia do Estado do Amazonas e aos empregos dos amazonenses”.
“Essa decisão unilateral do secretário contraria o parecer prévio pela aprovação dos técnicos da Suframa e também o parecer da reunião prévia do Conselho de Administração da Suframa. Além do mais, essa decisão reprime o investimento previsto de 160 milhões de reais em pesquisa e desenvolvimento e qualificação de mão de obra em novos empregos gerados na nossa região”, disse Ramos.
“O senhor Carlos Costa retirou como se não existisse o povo do Amazonas, como se não existisse os interesses dos empregos para os nossos amazonenses no período de pandemia de tanto sofrimento”, completou, ao sugerir que o projeto seja aprovado ad referendum na próxima reunião.
“O Amazonas não pode mais nem um dia para ter esses novos investimentos que vão gerar empregos e renda e vão desenvolver a nossa região”, declarou.
+Comentadas 2