MANAUS – Três meses depois do colapso no sistema de saúde do Amazonas por falta de oxigênio, o governador Wilson Lima (PSC) fez, na manhã desta sexta-feira, 23, um agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pela ajuda no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no estado.
O agradecimento foi feito durante a cerimônia de inauguração de um novo pavilhão do Centro de Convenção Vasco Vasques, em Manaus, com a presença de Bolsonaro e Pazuello. Na ocasião, foi entregue ao presidente da República o título de Cidadão do Amazonas aprovado pela ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) na terça-feira, 20, e sancionado por Wilson na noite desta quinta-feira, 22.
“Quero aqui fazer um reconhecimento ao Governo Federal que sempre nos ajudou e foi fundamental nesse processo de enfrentamento à Covid-19. E aqui quero fazer um agradecimento muito especial ao general Eduardo Pazuello, que viveu no estado do Amazonas os momentos mais difíceis pelo qual o nosso povo passou”, disse Wilson.
A viagem de Bolsonaro à capital do Amazonas ocorre às vésperas do início da CPI da Covid, que vai investigar a responsabilidade do governo federal na crise do oxigênio vivida em Manaus no mês de janeiro, com registros de recordes de mortes de pacientes. A 1ª reunião da CPI, que tem como objeto principal investigar a conduta do governo durante a pandemia e o uso de recursos da União transferidos para Estados e municípios, foi convocada para as 10h de 27 de abril (3ª feira da semana que vem).
Durante o discurso, Wilson disse, ao se direcionar a Bolsonaro, que teve a preocupação de manter o Polo Industrial de Manaus aberto durante a pandemia e que as demais atividades econômicas, aos poucos, estão sendo retomadas.
O governador destacou a aprovação dos novos auxílios emergenciais, voltados a trabalhadores da cultura, esporte e turismo, aprovado na ALE-AM nesta semana. Os novos benefícios devem chegar, inicialmente, a 13 mil pessoas. Serão pagos R$ 600 em três parcelas mensais de R$ 200 aos trabalhadores dos três setores, amplamente afetados pela pandemia de Covid-19.
“Nós aprovamos, recentemente, e aqui quero agradecer à ALE-AM, o auxílio para os profissionais da área do turismo. Aprovamos também o auxílio para os profissionais da área de cultura e do esporte, que foram os mais prejudicados nessa pandemia. E nós vamos continuar trabalhando para levar dignidade ao povo do estado do Amazonas que é um povo bravo e guerreiro”, concluiu Wilson.