MANAUS – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu nesta sexta-feira (23) o título de Cidadão Amazonense das mãos do governador Wilson Lima (PSC) e do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (PV), durante a cerimônia de inauguração de um novo pavilhão do Centro de Convenção Vasco Vasques, em Manaus.
“É uma satisfação estar aqui no coração do Brasil. Logicamente, esse título, de inciativa do deputado Delegado Péricles, é muito bem vindo, estou muito orgulhoso do mesmo, até pelo momento que atravessa o Brasil e pelo momento em que passou o nosso Estado, em uma situação em que ninguém esperava que fosse acontecer”, disse Bolsonaro.
“Então, esse título é um reconhecimento da grande maioria da Assembleia Legislativa, da parceria que tem o governo federal com o Estado do Amazonas e com a cidade de Manaus. Muito obrigado, Péricles, Assembleia e essa população toda, a qual nós devemos lealdade absoluta”, completou, ao citar o autor do projeto de lei que concede o título, Delegado Péricles (PSL). O deputado considera que Bolsonaro teve um papel importante para conter a crise do coronavírus por aqui.
A homenagem foi aprovada às pressas na última terça-feira (20) na ALE-AM e gerou polêmica em vários setores da sociedade. A postura do presidente durante a crise da Covid-19 é questionada. O Amazonas foi severamente castigado durante a pandemia por falta de oxigênio e UTIs, enquanto o presidente promovia tratamento sem eficácia contra a Covid-19 e criticava medidas sanitárias – fatos que estão entre os objetos de investigação uma CPI no Senado.
Foram inicialmente contabilizados 19 votos favoráveis de um total de 23 deputados da ALE-AM. Após o desgaste, seis deputados que constavam como voto “sim” voltaram atrás e registraram que não votaram durante a sessão. A sanção da lei que concede o título só foi publicada na noite desta quinta-feira (22) por Wilson Lima.
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) tentou derrubar a concessão na Justiça, mas o pedido foi negado pelo juiz Francisco Carlos G. de Queiroz.
+Comentadas 1