MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) entrega, na manhã desta terça-feira (6), 25 motocicletas e 20 embarcações, do tipo bote, para 37 municípios prioritários no controle da malária no Amazonas.
A entrega, que acontece na Arena da Amazônia, em Manaus faz parte das ações da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) para o controle de endemias no Estado; e da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Malária, em 25 de abril.
A doença
Segundo o Ministério da Saúde, a malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários, transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Apresenta cura se for tratada em tempo oportuno e adequadamente.
A maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), área endêmica para a doença. Nas demais regiões, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois se observa uma letalidade mais elevada que na região endêmica.
O seu tratamento é simples, eficaz e gratuito. A doença, se não tratada, pode evoluir para forma grave e até para óbito.