MANAUS – O ex-deputado federal e ex-vereador de Manaus Francisco Praciano, do PT, tomou a primeira dose de vacina contra a Covid-19 neste fim de semana em Itapipoca (CE), onde mora desde 2015. A segunda dose deve ser tomada no dia 24 de abril.
Interlocutor do político disse ao ESTADO POLÍTICO que, assim que tomar segunda dose, Praciano “estará a disposição” para ingressar no debate sobre as eleições de 2022. “Praciano poderá desafiar Omar (Aziz, do PSD) para o Senado ou mesmo ser o candidato do PT ao Governo do Amazonas”, afirma.
De camisa vermelha, “Praça” usava um chapéu do boi bumbá Garantido no momento da vacinação.
Histórico
Praciano disputou a cadeira de senador em 2014, mas ficou em segundo lugar. Com apenas uma vaga em disputa nessa eleição, a vitória foi de Omar Aziz, que tende a tentar a reeleição no ano que vem.
Em 2018, ele foi preterido de uma nova disputa pela vaga de senador numa chapa de David Almeida (que estava no PSB). A escolhida do grupo foi a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), mas a chapa de esquerda acabou não se concretizando e Vanessa não chegou nem perto de conquistar uma das duas vagas em disputa.
Há um ano, ao comentar o cenário pré-eleitoral de 2020, o petista declarou ao ESTADO POLÍITICO que isso foi o estopim para ele não querer mais disputar eleições, mas que nunca se afastou “de Manaus, nem da política”. “O que eu não quero mais é cargo público”, disse à época, ao defender a candidatura de José Ricardo a prefeito de Manaus.
Vereador por quatro mandatos e deputado federal mais votado em duas eleições, Praciano ficou gravemente doente em 2016. “Fiquei um tempo muito doente, com uma pneumonia que quase me leva. Depois me recuperei e desde 2018 voltei a participar ativamente das questões de Manaus, da vida partidária também”, disse ele na entrevista publicada em março de 2020.
Praciano tinha a intenção de “subir na kombi” para pedir voto para José Ricardo nas eleições municipais, plano frustrado pela pandemia de Covid-19.