MANAUS – O prefeito Arthur Neto (PSDB) chamou coletiva nesta terça-feira (21) para dizer que vai denunciar ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, as ocorrências de furtos e roubos às estruturas de atendimento público do município de Manaus.
De acordo com o prefeito, do início deste ano até o mês de agosto, já foram contabilizadas 1.826 ocorrências em órgãos públicos ligados à prefeitura. Segundo o tucano, serviços de saúde, educação e transporte coletivo já foram prejudicados por causa de roubos e furtos.
“Vou denunciar o que acontece em Manaus para o Brasil. A primeira medida e a mais justa que poderia tomar é recorrer ao ministro Raul Jungmann, que hoje controla as ações de segurança, por parte do governo federal, em relação a essas fragilidades nos estados”, disse o prefeito.
Arthur também usou a coletiva para criticar as ações do governo estadual, chefiado por Amazonino Mendes (PDT), principal adversário do candidato apoiado pelo tucano nestas eleições, Omar Aziz (PSD).
O senador tem como vice na chapa o filho do prefeito, o deputado federal Arthur Bisneto (PSDB). E tem como principal mote de campanha o combate à criminalidade e a implantação de uma nova versão do “Ronda no Bairro”, agora batizado de ”Ronda Total”.
Desde que as coligações e alianças se definiram, Arthur tem incluindo em sua agenda de atividades como prefeito comentários sobre sobre segurança pública.
“Minha sugestão é que a sociedade se una para dar um basta nesse quadro de anomia, ou seja, de ingovernabilidade. São assassinatos diários, furtos, roubos e violência. Não se sabe qual será a próxima escola ou UBS a ser assaltada, qual violência será cometida contra a população civil que está sob terror, em absoluta situação de medo”, reclamou Arthur.