MANAUS – A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) recebeu na sexta-feira (19) 42 mil ampolas de medicamentos do “Kit Intubação”, adquiridas pelo Governo do Amazonas.
Os medicamentos são usados em paciente com Covid-19 no momento de realizar o procedimento de intubação. Diante da gravidade da pandemia no país, os Estados estão com dificuldade para encontrar o insumo no mercado.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo (Secom), os fornecedores entregaram ao Amazonas 30 mil ampolas de Atracúrio (20 mil de 2,5 ml e 10 mil de 5 ml) e 12 mil Ampolas de Rocurônio.
Os medicamentos são bloqueadores neuromusculares, usados no relaxamento da musculatura nos processos de intubação orotraqueal (IOT), e estão entre os mais demandados durante a pandemia da Covid-19.
Estoque para 30 dias
De acordo com o coordenador da Cema, Claudio Nogueira, a Cema possui estoque dos dois medicamentos suficientes para 30 dias. Os hospitais públicos também estão todos abastecidos com estoque para até 30 dias, dependendo da variação de hospitalizações e consumo dos itens.
Nova remessa
A Cema ainda aguarda a entrega de 35 mil unidades de Atracúrio, última remessa de uma compra de 155 mil unidades, feita em fevereiro; assim como aguarda a entrega de 18 mil ampolas de Rocurônio, adquiridas das indústrias farmacêuticas produtoras, cujas remessas foram parceladas. Até o momento, os fornecedores cumpriram todos os prazos acordados.