MANAUS – Com redução de 30,4% no número de óbitos por Covid-19 no Amazonas, mas com 81% dos leitos de UTI ocupados, o governador Wilson Lima (PSC) ampliou o horário de funcionamento de atividades comerciais, academias e autorizou aulas presenciais da rede privada para o ensino fundamental.
Está autorizado o funcionamento de academias, de segunda a sábado, das 6h às 20h. Também está autorizado, de forma facultativa, aulas presenciais na rede privada do ensino fundamental.
O governo também liberou o funcionamento de cursos técnicos e estágios na área de saúde. O governador também autorizou a retomada das atividades presenciais nas secretarias do Estado.
O toque de recolher permanece, no horário das 21h às 6h.
Também fica permitido o funcionamento de flutuantes, das 9h às 16h, de segunda à sábado, sem som ao vivo.
As mudanças nas medidas restritivas de circulação de pessoas no Amazonas foram anunciadas neste sábado (20) em live nas redes sociais do governo.
As novas determinações começam valer a partir de segunda-feira, 22. “É importante que cada um faça sua parte e evite aglomerações. Nós ainda não nos livramos da pandemia”, disse Wilson.
Dados epidemiológicos
O número de novos casos da doença no Amazonas também apresenta queda de 23,1%.
Neste sábado, o Amazonas tem a menor taxa de transmissão da doença: 0.9. Isso significa que a cada 100 infectados, mais 90 podem ser infectados.
“Todos indicadores epidemiológicos mostram redução. Mas volto a reforçar, o comportamento da doença está relacionado ao comportamento das pessoas”, afirmou o diretor-presidente em exercício da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Cristiano Fernandes da Costa.
De janeiro a março de 2021 houve no estado 6.360 mortes pela doença. Desse total, 4.882 somente em Manaus.
O total de mortes pela doença no Amazonas, desde 2020, já passa de 11 mil.
Com os dados dessa semana, o Amazonas regride uma fase na pandemia, saindo da vermelha e passando para a laranja, mais branda, informou o diretor da FVS-AM.