MANAUS – No início da próxima semana, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) realiza uma reunião para tratar sobre a vacância no cargo de 1º vice-presidente decorrente da renúncia de Josué Neto, que agora é conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). A informação foi confirmada pelo setor de comunicação da Casa ao ESTADO POLÍTICO nesta sexta-feira (19).
A nova gestão, encabeçada por Roberto Cidade (PV), foi eleita em dezembro do ano passado para um mandato de dois anos.
Com a vacância, uma nova eleição deve ser realizada somente para o cargo vago. De acordo com a ALE-AM, na eventualidade do eleito para a 1ª vice-presidência ser membro de outro cargo na Mesa Diretora, a nova vacância também será preenchida por meio de eleição.
A ALE-AM não confirmou a inscrição de nomes para a disputa pela cadeira de vice. Extraoficialmente, circula uma lista de cinco interessados, entre eles deputados que já ocupam cargos na mesa.
Na reunião, deve ser discutido o rito da eleição suplementar, o que ainda é motivo de dúvida entre parlamentares. Só após a reunião os nomes dos interessados devem ser oficializados.
Carta de renúncia de Josué Neto/reprodução
+Comentadas 1