MANAUS – Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que trabalha na vacinação contra a Covid-19 em Manaus mantém um boneco de um jacaré ao lado da caixa de isopor que conserva as doses do imunizante.
Brincadeiras com jacaré começaram a virar meme no país desde que o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) disse que um dos fabricantes da vacina contra a Covid-19 não queria se responsabilizar por efeitos colaterais do imunizante. Na ocasião, ele falou que isso não aconteceria nem se a pessoa virasse jacaré.
“Lá, na Pfizer, está bem claro no contrato: ‘nós não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral’. Se você virar um jacaré, é problema de você (sic)”, disse Bolsonaro em dezembro de 2020.
Na ocasião, o presidente da República afirmou que não tomaria vacina. E chamou de imbecil quem afirma que com a declaração ela dava mau exemplo.
Por conta das reiteradas críticas de Bolsonaro aos termos da farmacêutica, o Governo Federal relutou comprar a vacina da Pfizer.
Mas, pressionado pelo Congresso, o presidente acabou aceitando fechar negócio com a Pfizer.
A equipe da Semsa que exibe o boneco de jacaré trabalha no posto de vacinação localizado no Sambódromo, na zona Centro-Sul de Manaus.
O boneco do jacaré tem a companhia de outro mascate, esse mais conhecido : o Zé Gotinha.
A manifestação da equipe da Semsa chamou a atenção em um link da TV Amazonas, afiliada da Globo no Amazonas.