MANAUS – Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram nesta segunda-feira (15) o projeto de lei enviado pela prefeitura que autoriza o município a comprar vacinas para combate à Covid-19 diretamente dos fabricantes, inserindo a capital amazonense no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
O projeto tramitou em regime de urgência, pois o prazo para a inscrição dos municípios no consórcio nacional termina na próxima sexta-feira (19). Antes disso, a matéria deverá ser sancionada pelo prefeito David Almeida (Avante).
A pauta da sessão desta segunda foi invertida para que o projeto tramitasse. Logo em seguida, a sessão plenária foi suspensa para que o projeto fosse analisado em reunião conjunta das comissões técnicas.
Os pareceres foram foram aprovados. Na sequência, o projeto foi à votação em Plenário, não antes da manifestação individual de vários vereadores na discussão.
Vereadores sugeriram ao prefeito David Almeida que inclua categorias das quais fazem parte no grupo prioritário da vacinação. Policial militar, o vereador Capitão Carpê (PRB) solicitou a vacinação da corporação. Professor Samuel (PL) pediu prioridade para os profissionais da educação. E Jaildo dos Rodoviários (PcdoB) intercedeu pelos rodoviários.
Outros fizeram apelos por pessoas com Síndrome de Down, cardiopatas. Houve também vereadores que poderaram para que a imunização continue acontecendo pela idade, como Wiliam Alemão (Cidadania).
O líder do governo, Marcelo Serafim (PSB), afirmou que há uma angustia generalizada para que a vacina chegue o quanto antes a todos, mas que há um plano nacional aprovado pelo Governo Federal que prevê as prioridades.
Segundo Marcelo, a prefeitura encaminha para a terceira fase de vacinação, de vacinação de pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades, seguindo escalonamento pelas de idade mais avançada neste grupo.
“O passo que a Câmara Municipal e o prefeito David Almeida dão hoje é no sentido de salvar vidas”, declarou.
+Comentadas 2