MANAUS – O abastecimento de água das famílias atingidas pela cheia dos rios em Envira será realizado por meio de três Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam).
As estações foram instaladas pelo Governo do Amazonas. O governador Wilson Lima (PSC) esteve na cidade nesse fim de semana. Desde sexta-feira (12) Wilson cumpre agenda em 4 municípios situados na calha do Juruá, que estão sofrendo com a enchente.
De acordo com o governo, nas gestões anteriores, eram levados garrafões com água mineral para abastecer as vítimas durante o período de enchente.
“Há três anos, a prioridade do Governo do Estado é montar estações de tratamento para atender os necessitados, mantendo a estrutura nos municípios”, informou a Secretaria de Comunicação (Secom).
“Esse é um projeto que nós estamos trazendo desde 2019, desde que eu iniciei o governo. Diferente de outros anos, nós estamos trazendo uma solução a médio prazo. Esses filtros duram entre 10 e 15 anos. A água pode ser captada no rio, de um poço, de uma cacimba, e em pouco tempo ela é tratada e se torna própria para o consumo”, descreveu o governador.
Ajuda humanitária
Ainda por meio da Operação Enchente 2021, o Governo do Estado entregou, em Envira, 25 toneladas de alimentos, 3 mil litros de gasolina e mil botijões de gás de cozinha.
Para o município foram destinados 1.229 kits de higiene, 123 kits dormitório com colchão, travesseiro e roupa de cama, 1.229 kits de limpeza e 976 redes. A ajuda é destinada a 6.884 pessoas, o que corresponde a 1.721 famílias, segundo a Defesa Civil do Estado do Amazonas.
Ações em Ipixuna
Essa é a segunda vez que o governador Wilson Lima vai aos municípios do interior comandar as ações que levam ajuda humanitária para as vítimas da cheia dos rios. Desta vez, o último município a receber as ações da Operação Enchente 2021 foi Ipixuna, também no Juruá.
Wilson Lima entregou R$ 450 mil em crédito emergencial e anunciou R$ 500 mil em anistia de dívidas com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para as famílias atingidas pela enchente. Tanto o crédito quanto o perdão de dívidas ajudarão pequenos produtores e empreendedores.