MANAUS – A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) deu parecer favorável a um projeto de lei enviado pelo governador Wilson Lima que prevê o perdão de R$ 56,6 milhões em dívidas de empréstimos de empreendedores do interior cujas atividades foram impactadas pela cheia dos rios deste ano.
A informação foi divulgada pelo deputado estadual Belarmino Lins (PP) durante a apresentação feita pelo governo, nesta segunda-feira (8), sobre os trabalhos da operação Enchente 2021. Segundo a projeção do parlamentar, o projeto deve ser votado e aprovado em plenário até a próxima quarta-feira (10).
De acordo com o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, em todas as calhas, a anistia deve atingir 9,5 mil empréstimos já contratados.
O governador Wilson Lima disse que a anistia é direcionada principalmente aos produtores rurais. “ (…) para o perdão de dívida daqueles que foram atingidos pela cheia, sobretudo da produção rural, aquele agricultor que perdeu toda sua produção, tinha um financiamento na Afeam e naturalmente que essa pessoa não vai ter mais condições de honrar esse empréstimo que ela fez com a Afeam”, disse.
“Então, a mensagem (governamental, com o projeto de lei) é nesse sentido. E, naturalmente, lá existem os critérios para de fato beneficiar aquelas pessoas que precisam nesse momento”, completou.
+Comentadas 1