MANAUS – Análise técnica de 10 indicadores da pandemia no Amazonas feita pelo Atlas ODS aponta redução no ritmo de propagação da doença. Todos os indicadores, em diferentes proporções, apresentam redução. Os dados foram atualizados até este domingo (7).
A nota técnica divulgada pelo atlas mostra que houve uma ampla redução na média de novos casos nesta última semana em relação a 14 dias atrás. Nesta primeira semana de março, o número de casos seguiu a tendência de desaceleração detectável desde o início do mês de fevereiro, porém a queda de 31% foi mais acentuada que a semana anterior, quando houve uma queda de apenas 19%.
A média dessa semana foi de 1.157 casos por dia, que ainda é 1,7 vezes maior do que a média da primeira semana de dezembro, ou seja, de antes da escalada da segunda onda da pandemia no Estado.
As internações caíram 22%, sendo uma queda menor que a da semana anterior. Com cerca de 49 internações diárias em média no Amazonas, os dados desta última semana ainda são 1,4 vezes maiores que os do início de dezembro.
De acordo com os pesquisadores do atlas, a queda mais acentuada na velocidade de novos casos pode ser um sinal de que a disseminação e de progressão da doença ainda está em desaceleração, apesar das medidas de flexibilização das medidas de restrição à circulação de pessoas. “Porém, o número de internações em queda mais lenta, seguiu elevado nesta semana sob análise”, observam.
Reprodução/Atlas ODS
Óbitos
Os óbitos reduziram em 49%, na última semana, porém ainda são 2,8 vezes mais numerosos que no início de dezembro. “Esse indicador ainda não sofreu o impacto das medidas de flexibilização, isso em razão ao curso clínico da doença. Porém, dada a tendência de quedas do número de novos casos e das hospitalizações, espera-se que esse indicador siga em queda pelo menos até as próximas duas semanas”, afirmam os pesquisadores na nota técnica.
Os sepultamentos em Manaus foram reduzidos em 51%, e já se aproximam dos patamares de dezembro. Esse foi o indicador com a maior queda na semana.
Isolamento em queda
A queda no índice de isolamento social preocupa os cientistas porque vem caindo há quatro semanas seguidas. “O isolamento social que chegou a 56% no final de janeiro caiu para somente 39,7% em média no período de 01 a 07 de março. Esse valor médio já é inferior à média semanal de 42,6% registrada na primeira semana de dezembro.”, registram.
Letalidade
A letalidade acumulada diária segue num patamar elevado de 3,5%. Pela primeira vez desde a escalada da segunda onda, a letalidade hospitalar sofreu uma redução expressiva. Nesta última semana registrou o nível de 57%, sendo, no entanto, ainda 1,8 maior que o da primeira semana de dezembro. Houve uma redução de 5% na média semanal da proporção de mortes domiciliares dentre os sepultamentos nos cemitérios públicos de Manaus.
Nessa última semana, apesar do aumento médio na proporção dos sepultamentos de pessoas que morreram em casa, esse valor esteve abaixo do que foi observado na primeira semana de dezembro. A proporção de mortes por Covid-19 no total dos sepultamentos na capital do estado teve uma pequena redução (10%), correspondendo à 44% do total registrado diariamente, considerando-se a média semanal deste indicador, valor que ainda é 2,6 maior do que o da primeira semana de dezembro.