MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) anunciou nesta sexta-feira (5) uma nova flexibilização das medidas restritivas contra a Covid-19 no Amazonas, que passam a valer a partir da próxima segunda-feira (8) até o dia 14.
De acordo com novo decreto, a ser publicado neste sábado (6), o toque de recolher inciará às 21h de todos os dias e encerrrá às 6h. Ou seja, durante este período fica proibida a circulação das pessoas nas ruas.
Supermercados, mercadinhos e padarias poderão funcionar de 6h às 20h, todos os dias.
O comércio de rua em geral poderá funcionar, de segunda a sábado, das 9h às 17h.
Lojas de aparelho de som, insufilm e similares poderão funcionar de segunda a sexta, também de 9h às 17h. Todos com 50% da capacidade.
Os shoppings poderão abrir de 10h às 18h, com 50% da lotação interna e, no máximo, 70% do estacionamento. Delivery e drive-thru de estabelecimentos destes centros comerciais poderão funcionar no mesmo horário (10h às 18h).
As praças de alimentação dos shoppings poderão funcionar no mesmo horário dos restaurantes e lanchonetes com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de restaurante: de 6h às 20h, de segunda a sábado.
Os restaurantes poderão ter música ao vivo, com grupos musicais de até três integrantes. Os salões de dança não foram liberados.
O delivery dos restaurantes e lanchonetes está liberado por 24 horas. Já o drive-thru pode funcionar de 6h às 20h.
Flutuantes com CNAE de restaurantes poderão funcionar de segunda a sexta-feira, sem música ao vivo e com apenas 50% da capacidade máxima.
As marinas estão liberadas para funcionar de segunda a sexta, de 6h às 16h.
Salões de beleza serão autorizados a abrir de segunda a sábado. Os que funcionam em shoppings poderão funcionar de 10h às 16h. Os que funcionam nas vias públicas poderão abrir às 9h e devem fechar às 15h. Só poderão ser realizados procedimentos em que os clientes usem máscaras – aqueles sem máscaras estão proibidos.
Cenário
O anúncio da flexibilização das medidas foi feito durante transmissão das redes sociais no início da tarde. Segundo o governador, a decisão foi baseada nos indicadores da Covid-19, que apresentam uma ligeira queda e que, apesar de colocar o Estado ainda em situação vermelha, sustentam a abertura desde que as pessoas respeitem as regras e evitem sair ao máximo.
A taxa de transmissão da doença (RT) no Amazonas está em 0.91, hoje a 25º no ranking dos estados brasileiros.
A média móvel de casos da Covid-19 dos últimos 14 dias apresentou uma redução de -18,4% – a de mortes caiu -54,2%.
O índice de ocupação de leitos clínicos para Covid-19 está em 61%. O de leitos de UTI marca 81%.
+Comentadas 2