MANAUS – Vacinado contra a Covid-19 no primeiro dia da campanha de vacinação em Manaus, juntamente com outros gestores municipais, o subsecretário de Gestão da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Luís Cláudio de Lima Cruz, foi exonerado do cargo pelo prefeito David Almeida (Avante). Antes de ser nomeado na Semsa, ele participou da equipe de transição de David. A exoneração consta no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (1º).
Reprodução/DOM Manaus
Pelo fato de ter tomado a dose antes dos servidores da linha de frente do combate à pandemia, Luís Claúdio foi alvo de um pedido de afastamento do cargo formulado pelos ministérios públicos de Contas (MPC) e do Amazonas (MP-AM) e Defensoria Pública do Estado (DPE-AM). Também foram alvo do pedido os secretários municipais de Saúde, Shádia Fraxe, e de Limpeza, Sabá Reis, que também tomaram a primeira dose da vacina no dia 19 de janeiro.
Em consulta ao site Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) consta que Luís Cláudio já recebeu a segunda dose da vacina.
Questionada sobre a exoneração, a prefeitura informou ao ESTADO POLÍTICO que foi Luís Cláudio que pediu a saída do cargo. O pedido foi justificado por razões pessoais.
Confira a nota na íntegra:
A Casa Civil do Município de Manaus informa que a exoneração do subsecretário de Gestão da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Luís Cláudio de Lima Cruz, foi a pedido, justificado por razões pessoais.
A publicação da exoneração no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 1°/3, será retificada para incluir a informação de que a exoneração foi a pedido do próprio profissional da área da Saúde.