MANAUS – Ex-vice líder do governo, o deputado Álvaro Campêlo (PP) propôs que o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (PV), submeta ao Plenário da Casa a aceitação ou recusa de pedidos de impeachment do governador Wilson Lima (PSC). Pela lei, a decisão de receber ou não os pedidos é exclusiva do presidente do Legislativo.
A sugestão de Álvaro foi feita na sessão desta quarta-feira (24) e nesta quinta (25) o parlamentar voltou a falar sobre o tema. Ele cita a decisão tomada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) no processo de Wilson Witzel (PSC) como exemplo de precedente.
“Eu peço que o presidente desta Casa possa dividir conosco a responsabilidade da análise dos pedidos de processo de impeachment”, disss. “No Rio de Janeiro, o presidente da Assembleia Legislativa fez uma votação simbólica e dividiu a responsabilidade com o plenário. Então, estou aqui novamente fazendo um apelo ao presidente da Casa que possa encaminhar esse pedido “, disse o deputado nesta quinta, informando que deve apresentar um documento para oficializar o pedido.
Conforme o Sistema de Apoio Legislativo (Sapl), de janeiro até ontem, sete denúncias por crime de responsabilidade com pedido de impeachment foram apresentadas neste ano.