MANAUS – Na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), o deputado Wilker Barreto (Podemos) conclamou que, em plena pandemia, o povo saia às ruas do Amazonas para pedir o impeachment do governador Wilson Lima (PSC). Reiteradas vezes, ao longo da sessão desta terça-feira (23), ele admitiu que sem apoio popular é improvável que um processo desta natureza avance.
“Faço um apelo aberto ao povo do Amazonas. Se o povo não vier para as ruas, esta Casa mais uma vez arquivará qualquer intenção de cassar um corrupto que está no governo matando seu povo”, disse ele no Pequeno Expediente.
No Grande Expediente, ele foi mais explícito na convocatória por aglomeração. “Se o povo não vier para as ruas do Amazonas, como foi com a Dilma, esta Casa não cassará Wilson Lima. Mas deputado, o senhor está pedindo pro povo vir para a rua em plena pandemia? Estou sim! Porque se o povo vier para as ruas tem uma chance para sobreviver”, disparou.
O deputado se disse incomodado por sentir que não há clima para a instauração de um processo de impeachment na Assembleia. Ele disse que sem a pressão do povo nas ruas, o impeachment não avançará e os defensores do afastamento perderão no voto, novamente. Em 2020, o Plenário, por maioria, arquivou um pedido apresentado pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) aceito pelo então presidente da ALE-AM, Josué Neto (Patriota).
Aglomerações de pessoas, como propõe o deputado, são das principais formas de transmissão do novo coronavírus, causador da Covid-19, que até esta segunda-feira (22) já matou 10.522 pessoas no Amazonas.