MANAUS – Com uma leve melhora nos números de infectados e mortes por Covid-19 em Manaus, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou hoje que vai liberar, a partir de segunda-feira (15), a atividade comercial em geral na capital. No entanto, as vendas serão realizadas no sistema de Drive–Thru, de 8h às 15h.
Essa e outras medidas estarão em um novo decreto que será publicado nesse fim de semana pelo Governo do Amazonas. O toque de recolher entre as 19h e 6h será mantido, informou Wilson.
“Ainda é uma situação muito preocupante. Infelizmente o estado foi acometido com uma variante do vírus que poder de infecção muito grande. E aqui quero apelar para que a gente continue nessa batalha, nessa luta. Os resultados permitidos começam a aparecer, mas não podemos baixar a guarda, para não colocarmos tudo a perder”, disse o governador durante o anúncio, em live nas redes sociais do governo.
Segundo o governador, a capital do Amazonas saiu da fase roxa, a mais aguda da pandemia, para a fase vermelha, que é um pouco melhor, mas com nível de transmissão ainda muito elevado.
O interior do Amazonas, segundo o governo, segue da fase roxa.
Para definir as fases da pandemia são avaliadas uma série de variáveis, entre elas os números de casos novos da doença e os de óbitos.