MANAUS – Sem dar prazo, o ministro Eduardo Pazuello afirmou que o Ministério da Saúde irá vacinar toda população de Manaus com idade acima de 50 anos. A informação foi dada durante audiência com senadores na tarde desta quinta-feira, 11.
“Quem vai fazer a vacinação acelerada em Manaus é o Ministério da Saúde com o Ministério da Defesa. Já está combinado. Nós vamos vacinar todos acima de 50 anos na primeira pernada, acelerando sem tirar dos estados. É apenas acelerar aqui e devolver na segunda pernada. Esse é o desenho que está se desenvolvendo há duas semanas e eu posso afiançar aos senhores”, disse Pazuello.
Conforme dados divulgados pela Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) na noite desta quarta-feira, 10, havia 47.833 doses para a continuidade da vacinação dos grupos prioritários. A média diária, segundo a titular da pasta, Shádia Fraxe, é de 12 mil vacinados ao dia. Dessa forma, com as doses que a capital possui hoje, só poderá manter a campanha de imunização contra a Covid-19 até a segunda-feira, 15.
Durante a audiência, os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) renovaram o apelo ao ministro para que envie ao Amazonas cerca de 1 milhão de vacinas, o suficiente para o imunizar a população de Manaus com mais de 18 anos. Pazuello não respondeu ao pedido.