MANAUS – Foi apresentado na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) um projeto de lei que reconhece a atividade prestada pelas lojas do setor de eletrônicos como essencial e indispensável. O PL 45/2021 consta na pauta de tramitação desta quinta-feira (11).
Na justificativa do projeto, o autor da proposta, o deputado Dermilson Chagas (Podemos), afirma que “com lojas fechadas e pessoas trabalhando de casa, o comércio eletrônico é uma alternativa buscada durante a pandemia do coronavírus”. “A novidade é o comportamento do consumidor. Mais do que aumentar as compras pela internet, o seu modo de consumir também mudou no último mês, com impacto nos dados de todo o primeiro trimestre”, afirma.
“Com a pandemia, cada vez mais pessoas optam por adquirir pela internet itens de necessidade básica, como produtos de supermercado ou de farmácia. Enquanto isso, itens de maior valor agregado, como eletrônicos, ficam em segundo plano”, acrescenta.
No decorrer dessa semana, lembra Dermilson, começarão as aulas na modalidade on-line, “e muitos professores precisam adquirir equipamentos novos, para poderem conseguir ministrar uma aula se qualidade para os seus alunos, e devido a isso precisam desse suporte”.
Desde o início do ano, o Amazonas vive uma nova explosão de novos casos da Covid-19. O Governo do Estado restringiu as atividades não essenciais com o objetivo de reduzir a taxa de transmissão da doença viral.