MANAUS – O Governo de São Paulo informou nesta segunda-feira (8), em nota ao ESTADO POLÍTICO, que suspendeu o envio de 50 mil doses da vacina CoronaVac ao Estado do Amazonas.
Segundo a nota, o que motivou a suspensão do enviou das doses foram os “fatos reconhecidamente públicos e de até mesmo suspensão pela própria justiça da imunização” no Estado do Amazonas, “[…] devido à falta de planejamento e controle”.
Leia abaixo a nota envia ao ESTADO POLÍTICO:
Conforme compromisso do Governador João Doria, o Estado de São Paulo coloca à disposição 50 mil doses da vacina ao Estado do Amazonas. Diante de fatos reconhecidamente públicos e de até mesmo suspensão pela própria justiça da imunização naquele estado devido à falta de planejamento e controle, São Paulo suspendeu o envio de imediato e aguarda a manifestação e apresentação de cronograma estadual de imunização do Amazonas.
Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação
Governo do Estado de SP
A vacinação foi suspensa na capital do Amazonas, no dia 21 de janeiro, depois de suspeitas de que pessoas fora dos grupos prioritários foram imunizadas indevidamente.
A vacinação foi retomada na semana seguinte. Atualmente, o Amazonas é o 2º estado que mais aplicou doses da vacina, com 115,4 mil pessoas imunizadas.
Somente Manaus já ultrapassou a marca de 60 mil pessoas vacinadas.
Também em nota, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou que até o momento não recebeu nenhuma solicitação de São Paulo sobre cronograma estadual de imunização.
A FVS-AM acrescenta ainda que as doses prometidas pelo Governo de São Paulo ao Amazonas ainda estariam em fase de produção.
Leia abaixo a íntegra da nota:
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa que não recebeu nenhuma solicitação acerca do cronograma estadual de imunização do Amazonas por parte do Governo de São Paulo.
É importante ressaltar que as 50 mil doses que serão destinadas ao Amazonas estão em fase de produção, após a chegada ao Brasil de um avião com 5,4 mil litros de insumos para a produção do imunizante pelo Instituto Butantan.
A vacinação no Amazonas segue todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS). O estado ocupa o segundo lugar na cobertura vacinal do país (2,74% da população vacinada com a primeira dose). Esse ranking é feito com base nas informações divulgadas pelo consórcio de imprensa.
A FVS-AM acrescenta que o Governo do Amazonas está trabalhando para imunizar o máximo de pessoas possíveis, seguindo o cronograma de grupos prioritários definidos pelo MS. Nesse domingo (07/02), o Amazonas recebeu 96.200 doses da vacina contra Covid-19 CoronaVac. Essa última remessa deve imunizar todos os profissionais de saúde e idosos acima de 70 anos contra a Covid-19, tanto da capital quanto do interior.
Promessa
No dia 17 de janeiro, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que iria enviar 50 mil doses da vacina CoronaVac aos profissionais de
saúde do Amazonas, independentemente da cota reservada ao estado no Plano Nacional de Imunização (PNI).
“Amanhã pela manhã, um avião levará 50 mil doses da vacina, independentemente da cota do Ministério da Saúde, para os profissionais da saúde do Amazonas”, disse Doria, durante coletiva de imprensa do governo paulista no Hospital das Clínicas.
A promessa soou como uma provocação ao Governo Federal, que até aquele momento ainda não tinha garantido nenhum enviou da vacina para o Amazonas, que enfrenta uma grave crise no sistema de saúde por conta da segunda onda da pandemia.
No mesmo dia, o Governo Federal anunciou o enviou de doses da vacina para todos os estados. Desde lá, o Amazonas já recebeu da União 458,9 mil doses do imunizante contra a Covid-19.