MANAUS – O deputado federal José Ricardo, do PT, decidiu justificar o voto em Marcelo Ramos (PL), candidato ao cargo de 1º vice-presidente da Câmara. Isso porque Ramos apoiou o deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato de Bolsonaro que conseguiu se eleger com folga para a presidência da Casa.
O PL, de Marcelo Ramos, foi o maior partido do grupo que apoiou Arthur Lira. A escolha do 1º vice-presidente da Câmara não é como em uma eleição nacional, em que ao votar no presidente se está votando também no vice. Com exceção da presidência, os cargos da Mesa (a direção da Câmara) são distribuídos proporcionalmente ao tamanho dos blocos. O maior bloco tem direito a mais cargos, e é o 1º a escolher qual posto quer. Uma vez que o bloco detém o cargo, seus líderes escolhem quem ocupará o lugar.
Segundo José Ricardo, é o caso da candidatura de Marcelo Ramos. Nesse caso, o PT fechou voto em torno no nome dele.
“(…) como ele é do Amazonas, temos esperanças de que possa influenciar, por meio da Mesa Diretora, uma atenção melhor para nosso estado. Para que tenhamos políticas de investimento na economia, na Zona Franca, na Saúde etc, que até agora recebeu muito pouco do Governo Bolsonaro, que é apoiado por Marcelo Ramos. Espero que ele possa, por meio desta cargo, ajudar o Amazonas. Esse é o motivo do meu voto, não tem a ver com ele ser chapa de Bolsonaro”, disse José Ricardo em nota encaminhada à imprensa.
José Ricardo afirmou que espera que Marcelo Ramos seja um parlamentar que apoie os interesses do estado, principalmente no combate à pandemia.
“Espero ainda que ele dê apoio à minha iniciativa de cobrar o Governo Federal por mais vacinas para Manaus, para o Amazonas e para a Amazônia”, concluiu.