MANAUS – Em entrevista a uma rádio local nesta segunda-feira (1º), o assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Cascavel, disse que a ampliação de postos e equipes de vacinação realizada pelo município mostram que a Prefeitura de Manaus “está no caminho” certo na campanha de imunização contra a Covid-19.
“A demonstração de que a prefeitura está indo no caminho certo é que estamos aqui, na bola da Suframa, vendo um novo posto, que foi feito em menos de 12 horas, envolvendo 200 pessoas, mostrando que há disposição de vacinar a população. E o que é mais importante, é que a gente veja o olhar de esperança na família que traz seus idosos para serem vacinados”, disse Cascavel.
Início conturbado
O início da vacinação em Manaus foi marcado por polêmicas e suspeitas de imunização indevida de profissionais de saúde. A campanha chegou a ser suspensa para que a prefeitura e o Governo do Estado organizassem melhor o trabalho e definissem grupos prioritários entre os trabalhadores, considerando que as doses enviadas pelo Governo Federal até aqui são insuficientes para imunizar todos do grupo.
O Ministério Público Estadual (MP-AM) chegou a pedir a prisão do prefeito David Almeida (Avante) por conta do episódio. O pedido foi negado por dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).
Novo posto
A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta segunda-feira, o 6º ponto de vacinação contra a Covid-19, localizado no Centro Cultural Povos da Amazônia, Bola da Suframa, zona Sul da capital.
A expectativa da Prefeitura de Manaus é de que, com a antecipação da liberação das vacinas para os idosos com 75 anos ou mais e a instalação do novo posto, cerca de 10 mil pessoas sejam atendidas por dia.
O prefeito David Almeida informou que a abertura do posto de vacinação na zona Sul era um pedido da população residente nos bairros próximos ao local. Antes, os idosos tinham que se dirigir aos pontos instalados em outras zonas da cidade.
“Abrimos um grande posto de vacinação na zona Sul, onde vamos tentar vacinar o maior número possível de pessoas, para que assim alcancemos a nossa capacidade máxima de vacinação, que é de 10 mil atendimentos por dia. A Prefeitura está aqui dando toda a condição possível para que nós possamos imunizar o maior número de idosos no menor espaço de tempo”, afirmou David Almeida.
“É importante frisar que a prefeitura tem feito sua parte (na vacinação) nesses três dias, podemos ver a ampliação da capacidade da prefeitura, que começou com 1,5 mil e que passou para 3,5 mil, e ontem vacinou, em pleno domingo, 5,7 mil pessoas. E falei ao prefeito David, que o desafio dele é vacinar 8 mil pessoas hoje, segunda”, afirmou Airton Cascavel nesta segunda-feira.