MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) disse que, com a posse de Roberto Cidade (PV) na presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), inicia-se um “novo tempo”.
Na manhã desta segunda-feira (1º), durante a posse da nova Mesa Diretora do Poder Legislativo estadual, Wilson Lima desejou “sabedoria” a Cidade na condução da presidência da Casa. O governador participou virtualmente do encontro, que foi híbrido (presencial e virtual) em função da pandemia de Covid-19.
“Começa um novo tempo hoje para a Assembleia Legislativa. Eu desejo ao deputado Roberto Cidade, presidente agora empossado, e a todos os membros da Mesa Diretora, muita sabedoria, muito sucesso, para que nós possamos dar as respostas que a sociedade precisa, principalmente num momento tão difícil como esse de enfrentamento da Covid-19”, disse o governador.
A gestão de Wilson no Executivo foi marcada por atritos com Josué Neto (Patriota) no comando do Legislativo, que culminou na aceitação por parte do deputado de um pedido de impeachment do governador. Em 2019, Wilson e Josué iniciaram seus atuais mandatos como aliados, até o rompimento. Hoje, Josué declarou em seu discurso de despedida que a aceitação do pedido de impeachment do governador, uma prerrogativa do presidente da ALE-AM e que foi rejeitado pela maioria dos deputados, foi importante “naquela hora”.
No seu breve discurso, Wilson renovou os pedidos para que os poderes atuem de forma responsável e que atuem de forma independente e harmônica. As divergências, disse ele, são naturais, mas o equilíbrio deve prevalecer.
“Enquanto chefe do Executivo, quero me colocar à disposição como sempre fiz para o diálogo e para a construção das propostas que vão, sobretudo, atender aquelas pessoas que mais precisam. Em algum momento, e isso é natural e próprio da democracia, que haja divergências. Mas que no momento das divergências possamos encontrar caminhos de diálogo para a solução de equilíbrio e atendimento dos pleitos das coletividades, beneficiando o povo que nos escolheu como seu representante”, disse.
O governador contextualizou o momento da pandemia, destacou o apoio dos deputados na aprovação de projetos importantes nesse momento, como o Auxílio Estadual.
“Desejo um ano de muitos projetos, de muitas ações que têm sido desenvolvidas por essa Casa, para que a gente continue melhorando a vida dos amazonenses. Muitas das ações que o governo pôde desenvolver foi graças ao empenho dos deputados, ao empenho e o esforço de cada um que ajudou na aprovação de mensagens, que deram condições para que a gente avançasse em pautas importantes”, disse Wilson
“E hoje eu quero só citar, uma dessas ações foi o Auxílio Estadual. Ainda pouco estive na Secretaria de Ação Social, coordenando junto com a secretária, a ação de entrega dos cartões que irão beneficiar 100 mil amazonenses que estão na extrema pobreza. São populações que estão em condição de vulnerabilidade e são os mais afetados nesse momento em que há uma retração da economia”, exemplificou.
“Essa Casa aprovou a destinação de parte de ICMS de produtos não considerados essenciais, para que fosse para o Fundo de Promoção Social e destinados a essas famílias. Os cartões neste momento estão sendo entregues e a população beneficiada. Quem está recebendo este cartão já está indo ao supermercado, ao mercadinho mais próximo para garantir a compra de alimentos, produtos de higiene e de limpeza”, completou.
Em crítica indireta aos opositores, disse que há “alguns que aproveitam o momento para ganhar notoriedade”. O momento, disse Wilson Lima, é de união “para salvar o maior número de vidas”.
“Unidos nós somos mais fortes e, com certeza, podemos entregar muito mais. Contem comigo, eu espero também contar com vocês. Deus abençoe a todos”, disse Wilson.