MANAUS – Um terremoto entre 5,7 e 5,9 de magnitude ocorrido na Guiana foi sentido em Manaus na tarde deste domingo (31). O epicentro, conforme as agências sismológicas internacionais, foi a cerca de 40 quilômetros da fronteira com o Brasil, em Roraima. Os primeiros informes são de que a profundidade não supera os 10 quilômetros.
O tremor ocorreu por voltas das 15h10, no horário local, e foi sentido por moradores de edifícios da capital amazonense.
Em nota, o Corpo de Bombeiro Militar do Amazonas (CBMAM) informou que o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) recebeu chamados de pelo menos sete prédios da cidade (Living Confort, no Dom Pedro; Smille, na Cidade Nova; Topázio, Parque Dez; Tiago de Melo, Dom Pedro; Smille da Ponta Negra; Edifício Nápole, no Parque Dez; e Prédio Tereza, no Adrianópolis).
Segundo os bombeiros, a equipe do Auto Bomba Tanque (ABT-29) foi deslocada para vistoria e não houve chamado de vítimas nem danos materiais.
EMSC/reprodução
O U.S. Geological Survey cravou que o tremor atingiu 5,7 na escala M. Já o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC) aponta 5,9 também na escala M.
O Centro de Sismologia da USP registrou que o terremoto ocorreu às 19:05:12 UTC, na longitude -59.49 e latitude 2.49, na Guiana, com magnitude 5.6 na escala “mb”.
Reprodução/www.volcanodiscovery.com
Reprodução/www.volcanodiscovery.com
No Twitter, a sismóloga dra. Jascha Polet escreveu que “O terremoto M5.6 raso de hoje na Guiana ocorreu em uma região que historicamente tem sido sismicamente silenciosa”, em livre tradução.