MANAUS – O PCdoB registrou na noite desta quarta-feira (15) candidatura própria ao governo, garantindo uma chapa para a campanha à reeleição da senadora Vanessa Grazziotin, que inclui o PT. A ex-vereadora Lúcia Antony é a candidata do partido à governadora do Amazonas.
A informação foi confirmada pelo presidente estadual do partido, Eron Bezerra, que afirmou que ainda vai buscar nesta quinta-feira (16), recompor aliança com a coligação do candidato do PSB, David Almeida.
“Nós registramos as candidaturas. Ainda temos o entendimento de buscar a recomposição da coligação (PT-PSB), amanhã tenho uma conversa com o candidato ao governo, David Almeida, e ainda temos a determinação de buscar uma ampla coligação, mas nós já registramos a candidatura. O nome da coligação é “O Povo Feliz de Novo”, que é a coligação que tem o nome nacional. E aí se não for possível avançar e recompor, nós vamos manter as candidaturas e com a prerrogativa do PT indicar o governador, se eles eventualmente abrirem mão disso, está mantido o nome da Lúcia Antony como candidata à governadora”, disse.
O PCdoB aposta que não ocorrendo a recomposição com o grupo de David Almeida, a Direção Nacional do PT desfaz a aliança entre PSB e PT. A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleisi Hoffmann, já comunicou à Justiça Eleitoral que fará isso caso a candidatura de Vanessa não receba o apoio dos dois partidos.
Em coletiva à imprensa nesta quinta, a senadora Vanessa disse que a questão legal é que existe uma coligação entre o seu partido e o PT. “Mas mesmo assim nós não vamos nos opor, caso eles queiram recompor aquela grande coligação. Isso não é um problema”, disse a senadora.
Grazziotin afirmou que mesmo sozinho, com apenas sete segundos, o PCdoB não iria abrir mão da sua candidatura. “Nós precisamos lutar e trabalhar muito para manter a defesa do Amazonas e a voz do trabalhador no Congresso Nacional, sobretudo no Senado”, disse.
O ESTADO POLÍTICO ligou para o presidente estadual do PT no Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos, mas ele não atendeu as chamadas. / J.A.