MANAUS – A Procuradoria-Geral da República recomendou ao governador Wilson Lima (PSC) que o estado adote medidas mais severas de isolamento.
O governador, conforme a Recomendação, tem até este sábado, 23, para informar ao órgão quais medidas serão adotadas e em caso de não acatamento, deverá apresentar justificativa.
“PROMOVAM o ISOLAMENTO SANITÁRIO mais severo, se necessário com au- mento do período de toque de recolher, nos municípios do Estado do Amazonas, até que haja demonstração de estabilização ou diminuição da curva de contaminação da COVID- 19, em índice compatível com a estrutura do sistema de saúde disponível, com base em dados comprovados”, diz trecho do documento.
O Amazonas vive uma segunda onda da pandemia do novo coronavírus com recorde de novos casos e de mortos. O sistema de saúde público e privado está colapsado e há centenas de pessoas na fila por um leito.
O documento fala em uso da estratégia de “total isolamento sanitário”.
“Considerando que, diante da insuficiência de vacinas disponibilizadas até o momento, e da inexistência de medicamentos que impeçam a transmissão da doença, a estratégia de total isolamento sanitário é a que se tem mostrado mais eficaz no retardamento da velocidade de propagação da doença, com mitigação dos impactos sobre o sistema de saúde e o número de óbitos”, diz outro trecho do documento.