MANAUS – Os participantes do Fórum de Governadores concordaram, em reunião virtual na noite desta quinta-feira (21), que o Amazonas receba “fatia maior” das vacinas contra a Covid-19 que devem ser distribuídas nos próximos dias. A informação é do site BR Político, do grupo Estadão.
Conforme o BR Político, os governadores consideram o colapso da saúde pública em Manaus e o surgimento de nova variante no Estado.
O novo lote a que os governadores se referem é composto pelas 4,8 milhões de doses da Coronavac que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve liberar para uso emergencial ainda nesta sexta-feira (22) e dois milhões de doses da vacina da Astrazeneca, vindas da Índia, que devem chegar ao País na tarde de hoje.
O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que coordena a temática da vacinação no fórum, participou da reunião do grupo de trabalho com membros do Ministério da Saúde, que discute o colapso em Manaus, e defendeu junto aos governadores, em grupo de WhatsApp, que o Amazonas receba 5% do total a ser distribuídos aos Estados.
Pelo menos 22 chefes do Executivo estadual concordaram com a proposta, que destinaria cerca de 300 mil doses ao Amazonas. O restante das vacinas seria dividido proporcionalmente entre os demais Estados.
O argumento de Dias é que, controlando a propagação do vírus no Amazonas, “a gente está controlando em todo o Brasil”. Os governadores estão preocupados com o avanço da doença em outros estados.
Confira a nota na íntegra.