MANAUS – O governador Wilson Lima declarou que nesta quinta-feira (14) o Amazonas chegou ao momento mais crítico da pandemia de Covid-19, com uma explosão de casos nas últimas semanas e falta de insumos, principalmente de oxigênio, essencial para os pacientes graves da doença. Segundo Wilson Lima, é um momento sem precedentes.
A declaração foi dada em pronunciamento transmitido pelas redes sociais.
O secretário de Saúde, Marcellus Campelo, disse que foi procurado pela White Martins, empresa que fornece a maior parte do gás consumido pelas redes pública e privada em Manaus, que informou sobre as dificuldades em manter a oferta do produto dado o aumento exponencial da demanda.
O consumo de oxigênio no Amazonas. Reprodução
Desde então, um plano emergencial foi montado para suprir a necessidade de oxigênio.
Segundo o secretário executivo do Ministério da Saúde, coronel Elcio Franco, presente no pronunciamento, as empresas conseguem produzir em Manaus diariamente 28,2 mil metros cúbicos, mas a necessidade hoje é de 76,5 mil.
A representante da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Tatiana Amorim, disse que a taxa de transmissão (R0) está em 1,3, considerada altíssima, no patamar do que ocorreu em abril e maio do ano passado.
Segundo ela, o aumento do contágio se deve a vários fatores como o relaxamento dos cuidados, as aglomerações de festas e possivelmente a nova variante do coronavírus. No entanto, disse Tatiana, ainda é cedo para cravar que a mutação seja a maior responsável pela ocorrência deste aumento exponencial.