MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), informou no domingo (11) que foi comunicado pela White Martins de que a empresa não tem mais produção de oxigênio suficiente para atender a demanda das unidades de saúde do Estado.
“Começamos a lidar com mais uma situação dramática. As empresas que fornecem oxigênio para o Estado informaram que não têm mais condições de fornecer oxigênio na quantidade que o Estado está necessitando. Nós estamos entrando em uma situação dramática. E se nada for feito nos próximos dias nós ficaremos sem esse produto. Por isso, o Estado está mobilizando uma operação junto com o Exército para trazer cilindros de oxigênio de Guarulhos (SP), estudando a montagem de mini usinas de oxigênio, e também estou pedido ajudo dos estados para que identifiquem empresas que possam fornecer esse produto ao Amazonas. Nós temos dinheiro em caixa, mas não conseguimos comprar o produto aqui na região”, disse o governador em vídeo divulgado em suas redes sociais.
Com o agravamento da pandemia no Amazonas, as unidades hospitalares localizadas na capital do Estado, Manaus, registram recordes diários de internações.
Wilson terminou o vídeo apelando para que a população evite sair de casa. “Pelo amor de Deus, só saia de casa de for urgente, imprescindível”, afirmou Wilson.