MANAUS – O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deve anunciar na segunda-feira, 11, em visita a Manaus, um plano de vacinação específico para o Amazonas. A informação foi divulgada pela CNN Brasil na tarde desta sexta-feira, 8.
Na quarta-feira, 6, em reunião com Pazuello, o governador do Estado, Wilson Lima (PSC) defendeu que a logística de vacinação no Amazonas é uma das mais complexas do país. Encravado no meio da Amazônia, o maior Estado do Brasil é pobre em rede rodoviária, não tem ferrovias e o seu transporte aéreo opera com alto custo.
Segundo a CNN, buscando atender as populações ribeirinhas e indígenas, Pazuello estuda uma logística na distribuição de doses no norte do país diferente das demais regiões. Os detalhes serão discutidos durante a visita de Pazuello a Manaus, informa a emissora.
Wilson defende duas possibilidades: o aumento no número de doses iniciais somente para o estado devido a logística específica ou a regionalização para iniciar a imunização em comunidades específicas, por exemplo, indígenas e ribeirinhas.
Novos leitos
Na reportagem, a CNN diz ainda que Pazuello deve anunciar na segunda-feira, 11, a inauguração de 178 novos leitos de UTI contra a Covid-19 em Manaus. O Ministério da Saúde já iniciou o recrutamento de cerca de 200 médicos e 300 enfermeiros para atuar no estado no combate a Covid-19 nos hospitais da rede pública.
Os profissionais de saúde serão treinados, segundo a CNN, por uma equipe da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).