MANAUS – Reunido com o ministro Eduardo Pazuello (Saúde) nesta quarta-feira (6)m em Brasília, o governador Wilson Lima (PSC), ao falar sobre vacinação contra a Covid-19, menciou que a situação do Amazonas deve ser olhada com atenção. O Estado passa por uma nova alta de casos com recorde de internações e crescente número de mortes pela doença.
Na próxima segunda-feira (11), o ministro deve desembarcar em Manaus para tratar sobre o plano de vacinação.
Para Wilson, a logísitica de vacinação no Amazonas é uma das mais complexas do país. Encravado no meio da Amazônia, o maior Estado do Brasil é pobre em rede rodoviária, não tem ferrovias e o seu transporte aéreo opera com alto custo.
“O ministro desembarca com sua equipe no Estado para discutir o cenário da Covid, apresentar uma alternativa de ampliação, inclusive usando as estruturas que nós temos, como o Hospital Getúlio Vargas. Vamos discutir o plano de imunização do Amazonas, o plano de vacinação, levando em consideração que o Estado do Amazonas talvez seja o mais complexo no que diz respeito à logística, sobretudo, para fazer com que a vacinação chegue aos indígenas”, comentou o governador.
A projeção do MS é iniciar a vacinação no dia 20 de janeiro em todo o País.
Na terça-feira (5), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), revelou que a prefeitura negocia a compra de imunizantes.