MANAUS – O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, virá a Manaus nesta segunda-feira, 4. A informação foi divulgada pelo governador Wilson Lima, do PSC, na noite desta sexta-feira, 1º.
O ministro do Governo Bolsonaro vem a Manaus em meio à disparada de casos do novo coronavírus no estado.
“Na próxima segunda-feira (04/01), o ministro e sua equipe estarão em Manaus para terem conhecimento sobre nosso planejamento e ações de combate à Covid”, disse Wilson.
A programação contemplará reuniões com o governador Wilson Lima e o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, bem como outras autoridades de saúde estaduais e municipais, além de visitas às unidades de saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) que estão realizando o atendimento de pacientes com Covid-19.
Estarão presentes a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Mayra Pinheiro, e os diretores da referida secretaria, Vinícius Azevedo e Alexandre Barbosa.
Aumento de leitos
Para fazer frente ao crescimento de novos casos de Covid e o aumento acelerado das internações, o estado tem buscado aumentar o número o número de leitos clínicos e de UTI exclusivos para pacientes com o novo vírus. A ação está sendo realizada nos hospitais 28 de Agosto, Delphina Aziz, Platão Araújo, Beneficente Português, Hospital Universitário Getúlio Vargas e os hospitais da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e da Fundação Cecon.
Boletim
O Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 273, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), informou nesta sexta-feira (1º/01) o diagnóstico de 561 novos casos de Covid-19, totalizando 201.574 casos da doença no estado.
Ainda de acordo com o boletim, foram confirmados 12 óbitos por Covid-19, todos ocorridos na quinta-feira (31/12), elevando para 5.295 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira (31/12), foram registrados 12 sepultamentos por Covid-19.