MANAUS – Ao anunciar novos integrantes do seu secretariado, nesta terça-feira (29), o prefeito eleito David Almeida (Avante) declarou que define sua equipe, entre indicações técnicas e políticas, como pessoas “capazes e competentes”.
“Eu estou buscando me cercar de pessoas capazes e competentes. Eu estou buscando mesclar o técnico com o político, até porque eu sou político e ganhei a eleição com técnicos e políticos. Pessoas capazes e competentes você vai encontrar tanto no questão política quanto na técnica”, reforçou ele durante entrevista coletiva virtual à imprensa no fim da manhã, a três dias da posse.
David disse que busca montar um time “coeso”, “capaz de resolver os problemas da cidade de Manaus”. “Você ganha a eleição com seus aliados, você vai administrar com seus aliados. Eu não vou colocar aqui os meus inimigos, os meus adversários. Certamente nós estamos mesclando a capacidade técnica com a experiência porque Manaus não aguenta amadorismo. Vamos buscar a profissionalização e excelência nos serviços públicos”.
O nome do titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), uma das duas pastas com maior orçamento (a outra é a Saúde – Semsa), será anunciado nos próximos dias. David disse que não anunciou pela manhã porque não teve como definir os nomes do segundo escalão da secretaria, os subsecretários ou adjuntos, porque estava ocupando na agenda da reativação do Hospital da Nilton Lins nesta segunda-feira (28).
Ele negou que o nome do titular já não estivesse definido por disputas internas entre nomes ligados ao setor ou políticos. “Não tem nada a ver com pressão de servidores ou de qualquer outra pessoa não”, afirmou.
“É um time que nós vamos indicar, não é só um secretário”, declarou, afirmando que ele mesmo indicará os cinco auxiliares e que a demora maior é porque é difícil escolher a pessoa certa para cada uma das funções.
Nomes anunciados hoje
Foram anunciados nesta terça, os nomes dos titulares da Procuradoria Geral do Município (PGM), do Fundo Manaus Solidária, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (SEMASC) e da Casa Militar.
Assume a PGM, o advogado Marco Aurélio Choy, que chegou a ter seu nome cotado para ser candidato a prefeito pelo Novo neste ano. Choy trabalhou na equipe jurídica da campanha de David e é o atual presidente da Seccional do Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM). Ele é procurador de concursado da PGM.
O Fundo Manaus Solidária será comandado por Dulce Almeida. Irmã do prefeito eleito, ela é educadora, funcionária pública, graduada em Artes pela Ufam e pós-graduada em Gestão Pública. David indicou que sua filha Fernanda Aryel também atuará na pasta.
A SEMASC será comandada pela ex-secretária executiva da Seas Jana Mara Silva de Moraes, que é assistente social especialista em Gestão das Políticas Sociais.
O tenente William Dias, que é bacharel em Direito e em Ciências Militares e Segurança Pública, assume a Casa Militar.
Outros nomes
Em ocasiões anteriores, David anunciou outros nomes que farão parte do seu secretariado. Confira a lista:
Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef)
LUIZ GONZAGA – auditor fiscal de tributos estaduais da Sefaz-Am
Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf)
MARCOS ROTTA – vice-prefeito eleito de Manaus
Casa Civil
TADEU DE SOUZA SILVA – Advogado procurador do Estado
Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc)
RENATO FROTA MAGALHÃES – 1º secretario estadual do avante e ex- permissionário da feira Manaus Moderna
Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp)
SABÁ REIS – ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado
Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi)
RADYR GOMES DE OLIVEIRA JÚNIOR – Ex-secretário adjunto da Casa Civil e ex-secretário de projetos especiais do governo
Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)
EMERSON QUARESMA – Jornalista
Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad)
EBENEZER ALBUQUERQUE BEZERRA – Advogado Auditor de Controle Externo do TCE-AM, pós-graduado em Gestão Pública e Gerência de Cidades
Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)
SHÁDIA HUSSAMI HAUACHE FRAXE – Economista, Médica (especialista em medicina de família e comunidade/ Atenção Primária) e diretora financeira na empresa IMED-AM (Instituto médico de Clínica e Pediatria do Estado do Amazonas)
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)
ANTONIO ADEMIR STROSKI – Engenheiro Agrônomo e Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Ufam, ex-presidente do IPAAM e ex-secretário de Estado do Meio Ambiente
Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb)
CARLOS ALBERTO VALENTE ARAÚJO – Engenheiro Civil e Bacharel em Administração de Empresas, ex-presidente do Implurb, ex-secretário de Desenvolvimento Urbano de Manaus
Comissão Municipal de Licitação (CML)
VICTOR FABIAN SOARES CIPRIANO – Procurador do Estado do Amazonas, atual subprocurador-geral adjunto, ex-subprocurador-Geral do Estado, e ex-presidente da Comissão Geral de Licitação do Governo do Estado do Amazonas
Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU)
PAULO HENRIQUE MARTINS – Engenheiro Eletricista, ex-diretor de Engenharia da EMTU, ex-diretor de Transporte e de Trânsito do IMTT, ex-diretor de Transportes da SMTU e ex-diretor presidente do Manaustrans
Secretaria Extraordinária
JOÃO MENDES DA FONSECA JUNIOR (JANJÃO) – Pastor e administrador formado pela Ufam, ex-deputado estadual, ex-secretário de Estado de Juventude Esporte e Lazer e ex-presidente da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea)