MANAUS – Em coletiva nesta terça-feira, 29, para apresentar novos nomes de seu secretariado, o prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante), fez uma apelo à população, cobrando que se observe as regras de distanciamento social e ajude estado e município a frear as transmissões do novo coronavírus.
“A população precisa entender que esse é o momento de nós mantermos o distanciamento social, não irmos para locais onde tem aglomeração de pessoas, e fazermos com que possamos diminuir a incidência da proliferação da Covid-19, para nossa segurança. Dos 11 hospitais particulares, em Manaus, sete já confirmaram que não têm mais capacidade de atender ao público. E pelo que se vê, o governo estadual está com sua capacidade se esgotando”, disse David.
O número de mortes e internações por Covid-19 cresceu no últimos dias, levando a rede pública de saúde a operar no limite de suas capacidades.
A rede particular também apresenta sinais de colapso, com grandes hospitais privados anunciando que não têm mais leitos disponíveis, em razão da demanda crescente de pacientes com Covid-19.
Na segunda-feira, 28, David anunciou que busca parcerias com empresas privadas e o Governo do Amazonas para abrir um hospital de campanha em Manaus.
Números
O Governo do Amazonas divulgou que na segunda-feira, 28, o total de pessoas internadas em Manaus chegava a 915, entre pacientes com diagnóstico fechado para Covid-19, e pacientes que aguardavam resultado de exame.