MANAUS – Com o número de internações por Covid-19 em alta e taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em de 83,2%, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) anunciou a abertura, até a próxima quarta-feira (16), de mais 20 leitos de UTI no Hospital Delphina Aziz.
Localizado na zona Norte de Manaus, o hospital é referência no Amazonas para pacientes que precisam de internação em decorrência da Covid-19 na rede pública. Com os novos leitos, a unidade chegará a 140 leitos de UTI.
Com o número de infectados e internações crescente, o Amazonas iniciou no final de outubro um Plano de Contingência para o enfrentamento à Covid-19, que prevê o aumento de leitos na rede estadual de saúde cada vez que a taxa de ocupação de UTI atingir 75%.
O Boletim Diário de Covid-19 divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) no domingo (13) apontou que a rede pública está com 83,2% de seus leitos de UTI ocupados.
Segundo o boletim, na rede privada, a demanda por UTI é ainda maior, com taxa de ocupação de 86,16%.
Internações
De acordo com a FVS-AM, até domingo, na rede pública e privada, o total de pessoas internadas em leitos de UTI era de 467.
Novos casos e mortes
O boletim trouxe o registro de 554 novos casos de Covid-19, totalizando 186.828 casos da doença no estado.
No atual boletim, foram confirmados quatro óbitos por Covid-19, sendo três ocorridos no dia 12/12 e um óbito foi encerrado por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial.
Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, neste sábado (12/12), foram registrados seis sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 22.215 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 11,89% dos casos confirmados ativos.
Foto: Rodrigo Santos/SES-AM