MANAUS – O prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante), esteve na manhã desta quarta-feira (9) na Câmara Municipal. Na ocasião declarou que “para otimizar a máquina, contratos terão de ser cumpridos”. Ele não falou especificamente de nenhum dos contratos. Anteriormente, David havia declarado em nota que todas as contratações da gestão Arthur Neto (PSDB) seriam revisadas.
A um mês de concluir seu mandato, Arthur Neto renovou por mais 15 anos, sem licitação, contratos milionários de coleta e transporte do lixo, firmados com as empresas Tumpex (desde 2003) e Marquise (desde 2013).
Durante a visita ao Legislativo, o prefeito eleito comentou sobre as dificuldades orçamentárias que sua administração deve enfrentar a partir de 2021. Segundo ele, a prefeitura deve ter um orçamento R$ 600 milhões menor. Ele ressaltou ainda que os empréstimos contraídos pela atual gestão começam a ser cobrados já em janeiro e que o auxílio emergencial do Governo Federal de R$ 600 vai ser interrompido, além da possível alteração no Imposto Sobre Servicos (ISS), que ameaça a arrecadação dos municípios de todo o Brasil.
“Essa responsabilidade cai sobre todos nós. Para otimizar a máquina, contratos terão de ser cumpridos. Faltam mecanismos de cobrança e fiscalização. Temos o metro cúbico de água mais caro que de cidades que não têm um rio. A Câmara e a prefeitura precisam assumir protagonismo, fazendo e transformando os serviços públicos. Nossa meta é implementar as ações de governança da iniciativa privada no que se refere a metas e resultados”, declarou.
Rotta, David e Joelson. Foto: divulgação
Respeito
O vice-prefeito releito, Marcos Rotta (DEM), que representou David na primeira visita à CMM no último dia 2 de dezembro, reafirmou firmou que o Executivo e o Legislativo trabalharão juntos, respeitando os poderes, em prol do avanço da capital.
Rotta reforçou o respeito que ele e David têm com os legisladores do município, uma vez que ambos são egressos do Poder Legislativo do Estado. “Nós fomos parlamentares na Assembleia juntos, então sabemos bem da dificuldade de não haver entendimento com o Executivo. Isso não vai acontecer conosco na Prefeitura, pois queremos ter um relacionamento muito próximo e respeitoso com todos”, garantiu o vice-prefeito.
Parceria
O presidente da CMM, Joelson Silva (Patriota), afirmou que a Casa atuará em parceria com a prefeitura para o desenvolvimento da cidade.
“A iniciativa do prefeito, que visita a Casa uma semana após a vinda de seu vice, Marcos Rotta, já configura que ele deve ter uma relação estreita com o parlamento, e isso é muito importante. Conheço o David, e ele demonstra o seu interesse de respeitar o parlamento e de ter afinidade. Ele já disse que a CMM vai ter participação importante na cidade de Manaus” afirmou.
O presidente ainda comentou sobre as dificuldades enfrentadas pela administração quando não há entendimento entre os poderes. “Às vezes acontecem desencontros entre os executivos e legislativos, principalmente entre o Congresso Nacional e a Presidência da República. Isso não deve acontecer em Manaus na gestão de David, que está preocupado apenas com o bem da cidade”, completou Joelson.