MANAUS – Morreu na manhã desta segunda-feira (7) o jornalista Ulysses Paulo de Athayde Marcondes, 46, que atuava na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) desde 2006. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP-AM) em nota.
Ulysses, conhecido como “Boca”, estava internado no hospital Check-Up e faleceu em decorrência das complicações relacionadas à Covid-19. Ele deixa esposa, Carol, e a filha Amália, de 18 anos.
“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas lamenta a perda deste querido profissional e deseja condolências aos amigos e familiares”, diz a nota.
Jornalismo, skatismo e Amazônia
Além de jornalista, Ulysses era praticante de skate e militante do esporte. “Ao longo dos últimos anos, vinha contribuindo diretamente para desmistificar preconceitos relacionados à cultura do skaitismo e pelo reconhecimento da prática desportiva. No último dia 13 de novembro, o prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto anunciou o início das obras do novo Skate Park em construção no Parque dos Bilhares, cujo projeto foi defendido pelo jornalista”, informa a nota do SJP-AM.
Conforme o sindicato, Ulysses iniciou ainda este ano, a edição o projeto audiovisual intitulado “Reconta 2000”, de resgate da história do skatismo no Amazonas no início deste século, em parceria com o videomaker Leonardo Forte, autor das imagens.
A nota informa ainda que, ao longo da carreira, ele acumulou experiências nas funções de repórter, editor, editor-chefe de impresso e Televisão em assessoria de imprensa. Era considerado pelos colegas um profissional muito companheiro nos desafios em prol da pauta. Foi também um grande defensor da Amazônia e das causas ambientais.
“Costumo dizer que se fraquejar, o mundo te empurra para baixo, te induz ao erro e à derrota. Manter-se forte é estar de pé com amor, fé, saúde e paz, sempre honrando sua família, sua casa e sua história. Isso não é uma regra, norma ou lei e sim respeito pela existência! São palavras que venho usando em minha trajetória, mas que este ano tiveram um sentido muito maior. Aqui agradeço por estar respirando e me solidarizo a todos que tiveram perdas. Vamos em frente porque a jornada continua! Gratidão à vida! ”, escreveu Ulysses, em uma de suas últimas postagens nas redes sociais.