MANAUS – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) abrirá uma unidade no município de Coari (a 362 quilômetros de Manaus) na próxima quinta-feira, 10.
Segundo o órgão, o polo de Coari também atenderá o município de Codajás (a 239 quilômetros da capital). Este é o sétimo polo da instituição implantado no interior.
Dois defensores públicos atuarão na unidade, com residência fixa no município. Os atendimentos ao público deverão ser agendados por WhatsApp, por meio do telefone (92) 98452-7146, de segunda
à sexta-feira, de 8h às 14h. Conforme os protocolos estabelecidos pela Defensoria, a assistência jurídica será feita, preferencialmente, de forma virtual.
Orçamento e interiorização
Nos últimos anos, o orçamento do órgão vem crescendo, e a interiorização dos serviços é o principal argumento que a DPE-AM utiliza para justificar o aumento do repasse.
Atualmente, a Defensoria está instalada nas regiões do Madeira, Médio Amazonas, Baixo Amazonas, Médio Solimões e Alto Solimões, além do recém-inaugurado Polo de Maués (que atende também Boa Vista do Ramos), informou o órgão.
“[…] o que deixa a assistência jurídica da instituição à disposição de 1,1 milhão de pessoas que vivem em 32 municípios no interior do Amazonas”, informou a assessoria da DEP-AM.
“A gestão do defensor público geral Ricardo Paiva tem como meta instalar, ao todo, quatro polos em dois anos. Além de Maués e Coari, inaugurados em 2020, ano que vem os municípios de Manacapuru e Lábrea serão contemplados com unidades fixas da Defensoria Pública do Estado”, completou a assessoria.
Foto: Bernardo Reis