MANAUS – A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) vota nesta quinta-feira (3) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que antecipa a votação para a eleição da nova Mesa Diretora da Casa.
A PEC foi apresentada nesta manhã e passou por todos os trâmites necessários para a votação em Plenário ainda nesta tarde (análise da CCJ, Comissão Especial e regime de urgência).
A atual vice-presidente, Alessandra Campêlo (MDB), e a líder do governo, Joana Darc (PL), acusam o deputado Roberto Cidade (PV), até então da base governista, de ter articulado a PEC com a oposição e membros da bancada governista insatisfeitos com a provável indicação de Alessandra para a presidência pelo governador Wilson Lima (PSC).
O objetivo da PEC é antecipar a votação para, na prática, não dar tempo para articulação da base e, assim, Roberto Cidade ser eleito presidente à revelia da indicação do governador (o que pode acontecer ainda nesta tarde).
A PEC 05/2020 leva a assinatura de vários deputados, entre eles Roberto Cidade. O texto prevê que a eleição para a mesa possa acontecer dentro de qualquer um dos 30 dias que antecedem a última reunião. Hoje, a Constituição do Amazonas prevê que fosse realizada na última reunião da ALE-AM.
O ESTADO POLÍTICO apurou que o governador está em uma viagem para fora do Amazonas e tenta ligar, sem sucesso, para deputados da sua base de apoio na tentativa de reverter votos.