MANAUS – Ao iniciar o último mês de um total de oito anos de mandato, o prefeito Arthur Neto (PSDB) afirmou nesta terça-feira (1º) que aguarda o contato do prefeito eleito David Almeida (Avante) para iniciar a transição da gestão na Prefeitura de Manaus. O tucano disse que pretende repassar a administração de forma positiva e pacífica.
A declaração foi dada em entrevista coletiva à imprensa durante a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), na avenida Padre Agostinho Caballero Martin, Zona Oeste.
“Eu estou esperando que o prefeito eleito, por si, dizendo quem é que ele acha essencial para a transição por parte dele para que eu coloque correspondente a cada um nome que ele mandar. Essa é a prática, experiência que nós acumulamos. Então, eu estou pronto. Eu tenho uns nomes na cabeça, mas acho que deve caber a ele dizer quem ele está mandando para fazer a transição para eu colocar pessoas correspondentes aquelas que mandar para fazer a transição”, disse Arthur. Nesta segunda-feira (30), David anunciou uma equipe de transição formada por 13 pessoas e capitaneada pelo procurador do Estado Tadeu de Souza.
“Eu estou aqui abertamente disposto a fazer uma transição ultra pacífica, ultra correta, procurando facilitar, procurando fazer o que eu sempre fiz, trabalhar por Manaus e olhar de maneira grande, e não de maneira miúda, as questões da cidade. A cidade para mim está acima de tudo. E para mim a eleição acabou. Agora cada um cuida da sua vida no tempo em que estiver aqui. Eu vou cuidar da minha vida, o prefeito vai cuidar da dele e se Deus quiser ele haverá de cuidar bem de Manaus”, completou Arthur Neto.
O prefeito fez um breve balanço sobre o que considera como legados de sua gestão, pregou continuidade de projetos iniciados por ele e que o novo prefeito reconheça o que avançou nos últimos oito anos.
Ele disse que seu legado é o “conjunto da obra” e listou entre o que considera marcas da sua gestão o ajuste fiscal, a previdência municipal superavitária, melhoria dos índices de educação, a realização de obras de infraestrutura, cobertura total de iluminação de LED na cidade, ampliação da cobertura do plano de saúde dos servidores e o “banho de asfalto” que vem promovendo.
Arthur disse que sua gestão dará condições para realizações de feitos maiores, que “preparou o caminho”.
“Eu acredito muito em continuidade. Eu acho que a maturidade manda você ajudar quem chega e não boicotar quem chega e a honestidade manda quem chega ser honesto no que fala, no que diz sobre o que viu. Porque desconhecer os avanços da prefeitura, que mudou Manaus em oito anos, não seria uma coisa muito honesta”, declarou.